Pronatec 2014 inscrições

Você sabe o que é o PRONATEC? Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego com o objetivo de aumentar a oferta de cursos profissionalizantes para que pessoas de baixa renda possam se preparar para as oportunidades de trabalho. Essa é uma iniciativa criada pelo Governo Federal e existe desde o ano de 2011. Desde a sua criação ele já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com a oferta de bolsas de estudos. De acordo com o site do Pronatec em 2014 querem atingir a marca de 8 milhões de estudantes melhorando cada vez mais o ensino no país qualificando indivíduos para ingressar no mercado de trabalho e lutar por melhores salários.

Pronatec 2014

Pronatec 2014

Pronatec 2014 Inscrições – Quem pode participar?

Para se inscrever no Pronatec 2014, podem ser indígenas, agricultores, pessoas portadoras de deficiências, profissionais que se encontram desempregados, pessoas que fazem parte dos programas sociais do Governo Federal, também pessoas que foram dispensados do Serviço Militar, do Exército e Aeronáutica. Estudantes que são matriculados no Ensino médio em escolas públicas.  Para se inscrever no programa  e saber um pouco mais sobre os cursos é só acessar o site oficial  http://pronatec.mec.gov.br e tirar suas dúvidas. São inúmeros cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec 2014, confira alguns:

Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Apicultura, Técnico em Aquicultura, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Biblioteca, Técnico em Biocombustíveis, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Cafeicultura, Técnico em Calçados, Técnico em Carpintaria, Técnico em Açúcar e Álcool, Técnico em Administração, Técnico em Alimentos, Técnico em Análises Clínicas, entre outros.

Pronatec 2014

Pronatec 2014

Essa é uma excelente chance para quem procura qualificação profissional, pois além de estar preparado ainda aumentam as chances de conseguir uma vaga em uma empresa e garantir o futuro. O mais importante é que pessoas de renda baixa geralmente não conseguem ingressar em cursos técnicos e com o Pronatec as suas chances aumentam.

Quem tiver interesse em fazer curso técnico gratuito através do Pronatec pode se inscrever através do portal do Programa. Existem cursos disponíveis através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), o qual selecionou os alunos de acordo com as notas alcançadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pronatec 2014 inscrições

Vagas inscrições Pronatec

As ofertas de vagas variam de uma cidade para outra e mudam a todo momento. O MEC aconselha os interessados a consultarem todo o dia, quantas vezes puderem a disponibilização das vagas. Isto porque os inscritos que não confirma a matrícula dentro do prazo de dois dias após a inscrição perdem a vaga automaticamente e a mesma é reaberta no sistema. Antes de fazer as inscrições no Pronatec, os interessados que tiverem dúvida em relação aos cursos, não saberem qual escolher, poderão consultar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.  Elaborado pelo Ministério da Educação que o ajudará com informações completas sobre cada curso oferecido, os requisitos e habilidades exigidas, quais são as atividades a serem realizadas e também o tempo de formação, entre outras informações importantes para conhecimento do candidato.

Pronatec 2014 inscrições

Pronatec inscrições e a confirmação da matrícula

Com a escolha do curso definida, o candidato verifica a disponibilidade da vaga, inscreve-se e depois realiza a matrícula no local indicado na hora do preenchimento do cadastro. Neste momento é a hora de apresentar os documentos exigidos pelo Pronatec: comprovante de residência, título eleitoral e comprovante de votação, carteira de trabalho, CPF, RG, certidão de casamento ou de nascimento, foto recente 3×4 e os certificados de conclusão do ensino médio junto ao histórico escolar. Foram ofertadas, nesta primeira edição do Sisutec 239.792 vagas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Para se inscrever no Pronatec 2014, acesse o site: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ escolha o estado, cidade e o nível de escolaridade, para ver os cursos pronatec disponíveis para você!

Comente (será moderado)